Injetoras Hidráulicas – Alfainjet

Injetoras Hidráulicas

Injetoras Elétricas
8 de junho de 2020
Fornecedores de Torres de Resfriamento de Água
8 de junho de 2020

Injetoras Hidráulicas

A Alfainjet oferece as melhores máquinas injetoras de plástico do mercado, com dimensões personalizadas que atende todas as necessidades do cliente.

Possuímos uma grande variação de equipamentos para desenvolver um projeto de qualidade oferecendo todas as soluções que o cliente precisa.

Temos uma assessoria personalizada e uma equipe técnica altamente qualificada para atender toda a demanda do cliente e garantimos a qualidade do produto.

Trabalhamos com a marca Wellish, que é referência no mercado de injetoras hidráulicas.

Composição da Máquina Injetora de Plástico Hidráulica

É constituída pelos subconjuntos:

  • Sistema de fechamento (hidráulico) e mecânico (joelhos)
  • Atuador hidráulico de extração
  • Molde
  • Bico de injeção
  • Rosca da injetora
  • Canhão da injetora
  • Funil de alimentação
  • Chassi
  • Sistema e motor hidráulico
  • Sistema eletroeletrônico e carenagens.

Antes de adquirir o equipamento, é necessário avaliar e definir o tipo de molde a ser instalado, o tipo de produto que será injetado, o seu peso, as dimensões e o tipo de polímero que será utilizado.

As matérias primas mais usadas são: PP (Polipropileno) e PE (polietileno).

*Para adquirir uma Injetora de Plástico ou realizar a manutenção, entre em contato e faça um orçamento: (11) 4156-3620

Como funciona a Máquina Injetora de Plástico Hidráulica

No início do ciclo, o plástico é depositado no funil da injetora, por um processo automatizado que utiliza um alimentador de matéria prima e um misturador, caso seja necessário utilizar algum aditivo na matéria prima como um pigmento, por exemplo.

Com o funil alimentado, a injetora de plástico hidráulica precisa estar em estado de repouso para poder iniciar o funcionamento do processo. Antes de iniciar o ciclo é necessário observar algumas situações para que a máquina esteja pronta para iniciar o ciclo.

  • Proteções fechadas;
  • Motor ligado;
  • Aquecimento ligado e a temperatura real das zonas do forno compatível com o presset (é essencial utilizar a temperatura correta para cada tipo de matéria prima, por exemplo, o polipropileno ou PP precisa estar com a temperatura entre 180 a 260 graus Celsius);
  • Temperatura da câmara quente também estabilizada;
  • Molde aberto (garantir que o teste de proteção de molde já tenha sido feito e verificado no ambiente manual da máquina);
  • Extrator recuado;
  • Machos hidráulicos posicionados;
  • Unidade injetora posicionada;
  • Injeção recuada (com a dosagem de material necessário para o processo).

Com os itens acima verificados, a injetora de plástico está pronta para iniciar o ciclo.

A Injetora de plástico possui 4 ambientes de operação. Veja quais são:

  1. Ambiente manutenção – É onde se opera o equipamento através de comandos manuais, necessitando assim de um operador em cada um dos movimentos, porém, com pressões e vazões atenuadas, por segurança;
  2. Ambiente manual – É onde se opera o equipamento através de comandos manuais, necessitando assim de um operador em cada um dos movimentos, utilizando as mesmas pressões e vazões, mas programadas para o ciclo semiautomático ou automático);
  3. Ambiente semiautomático – É onde o equipamento realiza um ciclo completo de injeção, necessitando de um operador apenas para o início de cada ciclo;
  4. Ambiente automático – É onde o equipamento realiza um ciclo completo de injeção, necessitando de um operador apenas no início do primeiro ciclo, já demais ciclos iniciarão de maneira automática.

Fases de Operação da Máquina Injetora de Plástico Hidráulica

As fases citadas abaixo explicam com mais detalhes como funciona a injetora hidráulica.

Fechamento do molde, é o movimento do molde fechando até o ponto de travamento.

Fase de avanço da unidade injetora, é o movimento do carro injetor até o ponto em que o bico encosta totalmente no anel do centro do molde;

A injeção do material para dentro do molde, é dividida em duas sub fases, preenchimento e recalque, onde no preenchimento o material acumulado dentro da câmara plastificadora é empurrado para dentro do molde com um determinado controle de velocidade e na fase de recalque, é onde toda a cavidade do molde está toda preenchida e apenas é necessário manter o material pressionado por um tempo determinado, é feito o controle da pressão sobre o material.

Resfriamento, é o quando mantém o molde fechado, apesar de sua cavidade estar toda preenchida de material, é necessário aguardar este tempo para que o material resfrie o necessário para que durante a abertura do molde a peça não deforme por não estar totalmente sólida, neste período a injetora já realizar a dosagem do material para o próximo ciclo.

Plastificação ou dosagem, é quando o parafuso injetor, que está acoplado a um motor, rotacione continuamente, permitindo que o material que está armazenado no funil caia para dentro da câmara plastificadora, fazendo com que este material ainda em forma de granulado, circule por toda a parede interna do cilindro, que está aquecida na temperatura ideal e assim tome a forma de plástico quase que liquefeito, este plástico “derretido”, será utilizado no processo de injeção do próximo ciclo.

Descompressão, esta fase é utilizada em algumas situações, caso necessário. Ao fim da plastificação, é feito um recuo do parafuso injetor sem rotacionar o mesmo, desta maneira ocorre um movimento rápido do parafuso para trás fazendo com que o material seja sugado para a interior da câmara de plastificação impedindo que o material fique escorrendo no canal de injeção.

Recuo da unidade injetora, é utilizada em algumas situações, principalmente em casos onde existe aquecimento do molde, para que o bico não fique por muito tempo encostado no manifold, é feito o recuo do bico evitando o material queime.

Abertura do molde, é quando a partir do final da contagem do tempo de resfriamento até o molde atingir a posição programada de máquina aberta.

Avanço e recuo do extrator, é quando o molde alcança o ponto de máquina aberta e o pino extrator executa um movimento de avanço e recuo, permitindo assim a extração da peça, em algumas situações é necessário executar tal extração antes do final do movimento de abertura.

Reciclo, é o tempo entre o final de um ciclo e o reinício de um novo ciclo.

O plástico está presente em praticamente tudo na vida das pessoas e o mercado do plástico é altamente lucrativo, por esse motivo, investir em máquinas injetoras de plástico é garantia de retorno rápido do investimento e lucratividade.

Entre em contato e faça já um orçamento.

(11) 4156-3620

alfainjet@alfainjet.com.br

A Alfainjet tem o compromisso de oferecer soluções para os clientes com a máxima excelência, qualidade, ética, transparência e profissionalismo.


Falar com a Alfainjet é simples.
Entre agora mesmo em contato e faça já o seu orçamento!

Entre em contato
Open chat